A EMOÇÃO DE VER UM JOGO NO MONUMENTAL DE NÚÑEZ
- Carolina Chassot

- 14 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Foram 80 mil pessoas no estádio do River Plate

As torcidas argentinas sempre foram conhecidas pela festa que fazem dentro de seus estádios e, claro, com um dos maiores clubes do país não seria diferente.
Durante nossa estadia na Argentina, tivemos a sorte de assistir a um jogo no maior estádio da América Latina, o Monumental de Núñez, casa do River Plate. Conseguimos os ingressos graças à minha amiga Anita Caicedo, porque, caso contrário, teríamos que desembolsar mais de mil reais, considerando os preços para assistir a partidas na Argentina.
No dia do jogo, chovia muito. A chuva começou de manhã e não deu trégua nem à noite. Fomos de Uber até praticamente a porta do estádio e, logo na entrada, já dava pra sentir o clima: centenas de torcedores, molhados, mas empolgados. Como na Argentina cerca de 90% dos jogos são com torcida única, o ambiente era tranquilo e familiar. Não vimos brigas nem confusão.
A entrada no estádio é simples: o acesso é feito por reconhecimento facial, cadastrado previamente por link. Um sistema muito parecido com o que usamos no Brasil para partidas da Série A. Chegamos cerca de 1h30 antes do jogo. O estádio ainda estava longe de estar cheio. Já havíamos visitado o Monumental em 2023, após a grande reforma que aumentou a capacidade para mais de 85 mil pessoas e, por um momento, achei que, por causa da chuva, não teríamos casa cheia.

Engano meu. Quando começou o jogo o estádio estava com mais de 80 mil vozes cantando em alto e bom som. A sensação era indescritível: felicidade, emoção e aquele pensamento de “não acredito que estou aqui”. Eu não conseguia parar de sorrir, e o Vítor também não.
A gente sempre via vídeos da torcida do River nas redes sociais, mas estar ali, sentindo tudo ao vivo, foi como realizar um sonho da Carol e do Vítor de 15 anos.
Cada nova música que a barra puxava, o estádio inteiro acompanhava. Foram poucas as vezes em que vi uma torcida cantar literalmente os 90 minutos e até no intervalo. Algo parecido aconteceu também no jogo do Racing.
Ao final, o River Plate venceu por 2 a 0, e a festa só aumentou. O Monumental, por ser um estádio muito procurado por turistas, é em si um espetáculo, mas o verdadeiro show vem das arquibancadas. Fiquei encantada ao ver que, em um domingo à noite, às 20h, com chuva o dia todo, mais de 80 mil torcedores estavam ali, cantando e celebrando como se fosse uma final. Um espetáculo que só o futebol argentino é capaz de oferecer.











Comentários