A TORCIDA QUE ESPEROU 120 ANOS PARA COMEMORAR UM TÍTULO
- Carolina Chassot

- 12 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2025
O Platense, tradicional time argentino, conquistou seu primeiro título em 2025

Você provavelmente viu o vídeo que emocionou o mundo: uma senhora chorando ao ver o jornal com a capa que estampava o seu time campeão.
Mas, para entender toda essa emoção, precisamos voltar a 1905, ano de fundação do Club Atlético Platense. Como acontecia com muitos clubes da época, não só na América Latina, mas em todo o mundo, um grupo de jovens decidiu criar sua própria equipe de futebol. Assim, no bairro da Recoleta, nasceu o clube que mais tarde ganharia o apelido de “Calamar”.
O nome Platense faz referência à região do Rio da Prata, e as cores originais (vermelho e preto) foram substituídas por branco e marrom em homenagem ao Stud Platense, dono de um cavalo de corrida que ajudou a financiar os primeiros passos do time.

Até 1931, o clube disputou os campeonatos amadores, como todos os demais da época, já que foi naquele ano que o futebol argentino se profissionalizou. Em 1976, o Platense conquistou o título da Primeira B, mas essa conquista não é considerada oficialmente pelo clube. Foi o que nos contou Santiago Luppi, diretor de marketing do Platense, quando visitamos o estádio para o tour.
A virada do século marcou um período difícil. Em 1999, o clube caiu para a segunda divisão e, em 2000, acabou rebaixado para a terceira. Só em 2018 conseguiu retornar à segunda divisão e, em 31 de janeiro de 2021, finalmente voltou à elite do futebol argentino após 22 anos de ausência.
E então veio o ano mágico: 2025. No dia 1º de junho, o Platense viveu o maior momento da sua história ao vencer o Torneo Apertura 2025, derrotando o Huracán por 1 a 0 e conquistando o primeiro título da Primera División. Além da taça inédita, o clube garantiu vaga em sua primeira Copa Libertadores.
Nessa campanha de 2025 o Platense ganhou de diversos campeões como Racing, River Plate e San Lorenzo, até chegar na final.
A festa do título foi indescritível. Para os torcedores que acompanharam o time em todas as fases,foi o fechamento de um ciclo de 120 anos de espera. Tivemos a chance de assistir a um jogo no Estadio Ciudad de Vicente López, e é impossível não notar o quanto essa torcida é apaixonada: eles cantam, vibram e empurram o time do início ao fim. Uma experiência inesquecível para quem ama futebol.
Confira o tour que fizemos no estádio












Comentários