top of page

PARC DES PRINCES: O LUGAR QUE ERA USADO PELA REALEZA

O estádio do PSG foi inaugurado em 1897


PARC DES PRINCES: O LUGAR QUE ERA USADO PELA REALEZA
Entrada principal do Parc Des Princes. Foto: Carolina Chassot

O Parc des Princes, como é chamado originalmente, passou a ser utilizado pelos parisienses a partir de 1897. Sua primeira função foi de um velódromo a céu aberto, que mais tarde chegou a receber etapas da prestigia competição de ciclismo,  Tour de France. Ao longo das décadas, foi demolido e reconstruído diversas vezes, até que, nos anos 1960, surgiu o plano de transformar ele em um estádio moderno.


Por iniciativa do então presidente da França, Georges Pompidou, e do ministro dos Esportes, Maurice Herzog, foi lançado o projeto de renovação em parceria com o  arquiteto Roger Taillibert. As obras duraram anos, e o novo Parc des Princes foi finalmente inaugurado em 1972.


O Paris Saint-Germain adotou o estádio como sua casa definitiva em 1974, por meio de um contrato de aluguel com a prefeitura, relação que permanece até hoje. A partir daí, o estádio passou por várias adaptações, mas a grande transformação aconteceu em 2011, quando a Qatar Sports Investments assumiu o controle do clube. Entre 2013 e 2016, o Parc recebeu investimentos pesados em modernização, com novos camarotes, assentos e diversas áreas completamente renovadas.


Fizemos o tour e podemos afirmar: é um dos estádios mais bonitos que já visitamos. Dos camarotes às arquibancadas, tudo é moderno, elegante e extremamente bem cuidado.


  • Veja o vídeo do tour

Mas por que o estádio tem esse nome?


Durante a visita ao maior palco do futebol francês, entendemos a origem do nome que remete diretamente à sua história. Antes de se tornar espaço para eventos esportivos, o terreno onde o estádio está construído pertencia à família real e usado séculos atrás como área de caça para reis e príncipes.


A região recebeu o nome “Parc des Princes” por fazer referência a duas denominações históricas do local: a “Route des Princes” (Estrada dos Príncipes), que levava ao terreno, e a “Porte des Princes” (Porta dos Príncipes), uma das antigas entradas da área e hoje, inclusive, uma das entradas do estádio.


Assim, o nome é uma homenagem direta à nobreza que frequentava a região, preservando a memória de um espaço que foi, literalmente, território real antes de se tornar o maior palco de futebol do país.

Comentários


Em destaque

Assine nossa newsletter e
receba as matérias
e histórias mais incríveis dos estádios direto no seu e-mail.

  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page