OS ESTÁDIOS MAIS ANTIGOS DAS PRINCIPAIS LIGAS DA EUROPA
- Vítor Figueiró

- 17 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2025
Palcos históricos que atravessaram gerações e seguem em atividade nas maiores competições do continente; confira a lista

Muito além de jogos e títulos, alguns estádios carregam décadas, e até séculos, de história. Selecionamos os palcos mais antigos ainda em uso nas principais ligas europeias, que são verdadeiros monumentos do futebol mundial.
Confira a lista:
PREMIER LEAGUE – St. James’ Park (1880)
A casa do Newcastle United é o estádio mais antigo da elite do futebol inglês. Fundado em 1880, o St. James’ Park domina a paisagem da cidade e segue como um dos símbolos mais tradicionais do futebol britânico.
LA LIGA – San Mamés (1898)
Casa do Athletic Bilbao, o San Mamés é o estádio mais antigo da primeira divisão espanhola. Apesar das reformas ao longo do tempo, sua origem remonta a 1898, mantendo viva uma história centenária no coração do País Basco.
SERIE A – Luigi Ferraris (1911)
O estádio mais antigo da elite italiana é o Luigi Ferraris, em Gênova. Desde 1911, é o palco dos clássicos entre Genoa e Sampdoria, dois clubes que dividem não apenas a cidade, mas também um dos estádios mais históricos da Europa.
LIGUE 1 – Parc des Princes (1897)
O mais tradicional também é o mais antigo. Inaugurado em 1897, o Parc des Princes começou como velódromo e só em 1970 passou a ser a casa fixa do Paris Saint-Germain, tornando-se um dos símbolos esportivos de Paris.
BUNDESLIGA – Weserstadion (1909)
Desde 1909, o Werder Bremen manda seus jogos no Weserstadion. Às margens do rio Weser, o estádio atravessou gerações e segue como referência histórica do futebol alemão.
GALERIA
Confira nosso tour no Parc Des Princes
Siga o @temestadiotemhistoria e assine nossa newsletter.






















Comentários